sábado, 29 de março de 2008

Momentos que nos alegram


Há alturas, que apesar de todo o desprezo e falta de consideração que a classe vai tendo, nos fazem sentir um pouco mais felizes.Hoje é um dia desses.Porquê?...Simples, quando sentimos que um doente melhora e que acima de tudo reconhece o mérito a quem cuida dele, sentimo-nos com outro astral.Há melhor que esse sentimento de gratidão, de reconhecimento.São pequenas situações como o deste tipo que me fazem feliz, fazendo com que me esqueça, nem que seja por momentos dos problemas que vamos tendo, nas reinvindicações para uma enfermagem melhor.

sexta-feira, 21 de março de 2008

ENFERMEIROS COM e pequeno


Como Enfermeiro empregado ;), trabalho inserido numa equipa multidisciplinar, por conseguinte lido com pessoas de estatutos diferentes, de níveis sociais diferentes, de níveis educacionais diferentes. No que diz respeito à minha classe, tenho que denunciar porque infelizmente é uma realidade e penso que deveremos crescer mais um bocadinho, porque por vezes temos colegas que com as suas mentalidades bacocas, prejudicam a afirmação da nossa profissão na nossa sociedade. Existem colegas que lhes faltam muitas qualidades para serem Enfermeiros com E grande tais como, a falta de união; falta de colaboração; falta de camaradagem; falta de ambição para a classe,... e têm outras que não fazem falta nenhuma para a profissão, como a ambição desmesurada de subir a pisar o próximo;de fomentar intrigas; de denunciar as más prácticas do próximo de forma destrutiva e muitas vezes também em conversa com outras classes profissionais;de se evidenciarem para os superiores, e falarem mal deles nas costas destes,...resumindo, enquanto a filha da putice fôr imperando e minando a classe, nós nunca conseguiremos evoluir.É preciso que todos façamos uma reflexão e procuremos mudar algumas atitudes menos correctas e bem vincadas há já vários anos, para tomarmos parte activa na mudança das mentalidades, primeiro dentro da classe, para que estas se repercurtam progressivamente às outras classes e à sociedade em geral, melhorando a imagem da Enfermagem Portuguesa.

Estaremos em crise...


Realmente este país é mesmo estranho.Somos um povo deprimido, carregado de impostos pelo estado, com cada vez pessoas mais pobres ou em dificuldades económicas, no entanto alguns(muitos!!) devem ter uma receita milagrosa tipo milagre dos pães, só que em vez de pão, são euros.Euros para Viagens de férias da Páscoa para destinos modestos como Andorra(já aqui ao lado), Cabo Verde(já ali abaixo), Nova Iorque(uns míseros kilometros de avião),....

Não é que eu não perceba, mas dizemos ao governo que estamos cada vez mais de tanga, queremos que baixem os impostos,etc e depois endividamo-nos aos milhares para ter umas férias de luxo, perdeu-se a noção de tudo.QUEM NÃO TEM DINHEIRO, PASSA AS SUAS FÉRIAS EM CASA!

terça-feira, 18 de março de 2008

Seremos todos Enfermeiros?


É uma pergunta que me tem surgido há algum tempo e que dá, para exemplificar a falta de união na nossa classe.Todos nós Enfermeiros (e não só), nos temos vindo a aperceber,e a mostrar alguma perplexidade com as "fornadas" de Enfermeiros que vão saindo para o nosso mercado de trabalho todos os anos. Acusamos tudo e todos pelo excesso de Enfermeiros, no entanto penso que não se tem dado ênfase, aos nossos colegas professores de Enfermagem que se vão governando com bons ordenados, sem se preocuparem ou manifestarem vontade de dignificar a profissão. Sim! É preciso a união de toda a classe pelo fim da precariedade de alguns colegas, pelo reconhecimento da carreira como carreira técnica superior de saúde, pela limitação na quantidade de Enfermeiros que se formam todos os anos nas nossas escolas, e esse tipo de medidas só serão assumidas pelo governo, se "todos" tomarmos parte individualmente e formarmos um todo, ou seja não é só a OE, Sindicatos, mas também as nossas Escolas nas quais incluo os professores que devem ter voz activa.Não se preocupem se, pela vossa contestação houver redução de professores nas escolas (por diminuição do número de alunos), porque como todos nós sabemos, muitos são Professores Enfermeiros, que continuarão a ser Enfermeiros nos seus antigos serviços e assim teremos mais possibilidades de sermos reconhecidos pelo nosso real valor.unam-se a nós e seremos mais fortes!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Aumentos...





Tudo vai aumentando...tudo não!(Os ordenados mantêm-se... baixos!)




Este país continua a mergulhar para o abismo para o ponto de não retorno, a fazer lembrar tempos idos do fim da monarquia em que os governos se sucediam e as coisas não melhoravam, tendo havido necessidade de haver uma revolução que pusesse fim à monarquia e desse origem à república.Na nossa actualidade os governos não se sucedem, mas os erros de governação sim, as benesses para os politicos que se encontram no poder e nós povo mais uma vez a pagarmos para que uns quantos abastados continuem a viver na abundância.




A gasolina aumenta, com a justificação do aumento preço do petróleo; o pão aumenta, com a justificação do preço das farinhas; o leite aumenta, porque as cotas de produção foram tão reduzidas pela união, que agora dizem que há falta;a luz aumenta, porque o consumidor é que tem de pagar as dividas do estado à empresa de electricidade...e poderia continuar horas a elaborar uma lista mais extensa do que o número de professores na manifestação de 08/03, terminando sempre no povo a pagar os problemas criados/não resolvidos pelos nossos governantes(chamo governantes porque eles até se governam bem;).).




Não deveriam já, ter investido mais nas energias alternativas para criar soluções ao aumento de petróleo(as ondas, o vento, o sol,..) e/ou obrigarem as empresas como a galp,bp,shell,... a fixar preços como antigamente até o clima internacional melhorar; não deveriam ter politicas para a agricultura mais aliciantes, que permitissem a produção de cereais que compensassem o aumento do preço dos mesmos a nível internacional;A falta de leite já anda a ser prevista à imenso tempo pelos nossos produtores e o governo fez que não ouviu;O preço da luz, não deveria ser pelo menos ao mesmo preço de nuestros hermanos que pagam menos 30% do que nós, e ganham mais de ordenado...

quinta-feira, 6 de março de 2008

Estejam atentos...


Estejam atentos à negociação da nossa carreira porque pelos vistos querem que nós fiquemos a ganhar o mesmo ordenado base de um bacharel. leiam isso no site http://www.sep.org.pt/images/stories/sep/accaosindical/2008/03/040308vcr.pdf


É tempo de lutarmos convenientemente pelo futuro da nossa classe e unirmo-nos, pelo verdadeiro valor da nossa profissão.

sábado, 1 de março de 2008

Reze, pode ser que ele lhe perdoe


Mais uma vez temos uma oposição fantástica representada pelo Dr. Luis Filipe Menezes!Bravo pela sua excelente ideia de querer criar um serviço público separado do privado no que respeita aos médicos. Bravo não fosse o facto de este país, cada vez ter mais pessoas necessitadas e só cerca de dez por cento da nossa população possa recorrer aos cuidados da privada e tenha dinheiro para ter os melhores médicos. Talvez desconheça(uma vez que pouco ou nada exerceu desde que fez o seu curso de medicina), mas sempre existiu o regime de escolha de exclusividade/não exclusividade em que o médico recebe mais um "extra". Penso que deverá ser é mais bem gerido, permitindo aos os doentes possam ser observados pelos bons especialistas e evitar a criação de lobbies privados e mais desfavorecimento entre a maioria da população e a pequena franja da sociedade.