segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mais de 500 enfermeiros saem do País - Portugal - DN

Mais de 500 enfermeiros saem do País - Portugal - DN

Formamos para...


O país não sei se é rico e parece pobre ou se é pobre e parece rico.Os exemplos disto sucedem-se nas notícias dos jornais, das televisões, por vezes sinto que até somos um país com um poderio económico tão grande que até nos damos ao luxo de desperdiçar recursos sejam eles financeiros(ex:ajudas da união não utilizadas e devolvidas a bruxelas), sejam recursos humanos.É por aqui que gostava de tecer algumas considerações.

A Enfermagem em Portugal apresenta uma quantidade considerável de Enfermeiros no desemprego (cerca de 3500).No entanto continuam a abrir vagas para o curso de enfermagem todos os anos às centenas, sem controlo e sem a mínima noção dos números necessários para a absorção desses profissionais pelo mercado de trabalho.

O estado, embora receba o dinheiro das propinas desses alunos, forma cada um com que custo para os bolsos de cada português?Muito mais que o dinheiro recebido em propinas.

E qual é a opção que dá a uma grande quantidade de Enfermeiros recém-formados?Desemprego

E quais são as alternativas para esses colegas?Trabalhar para o "belmiro" ,"amorim", "jerónimo" ou pura e simplesmente emigrar em busca de estabilidade de vida.

E para onde vai o conhecimento,o tempo, o dinheiro gasto em formação? Para um país qualquer do Mundo que aproveita tudo isso e ainda recompensa o Enfermeiro com um salário condigno e com investimento na sua formação.

Hoje o D.N. apresenta uma notícia que alerta um pouco para essa situação, será que os nossos governantes se esquecem com os salários que auferem que se calhar somos mesmo um país pobre a precisar de "ricos" enfermeiros.ABRAM OS OLHOS!