quinta-feira, 27 de maio de 2010

Responsabilidade e responsabilização...


Medidas de austeridade atrás de medidas de austeridade,têm sido tomadas pelos nossos governantes em conluío com parte da oposição para controlar o défice, as contas públicas e supostamente pôr em ordem várias áreas como seja a administração interna, a defesa, a saúde,...
Sem qualquer sentido de responsabilidade na minha opinião, resolveram cortar em tudo de uma forma cega e pouco sustentada, sem ter em conta que a responsabilidade pelo "caos" financeiro do nosso país é deles e que, embora possa ter sido mais acentuado pela crise financeira europeia (provocada pelos especuladores financeiros e interesses americanos e chineses em enfraquecer a economia europeia para poderem reinar a seu bel prazer), deveu-se a bom dizer na verdade a eles, políticos que se têm governado bem para o seu bolso e verdadeiramente não governaram e desgovernaram o nosso país. Terão sido eles verdadeiramente pessoas responsáveis,sérias, honestas e justas nas medidas tomadas ao longo destes anos de democracia cheio de desigualdades sociais?NÃO!E é aqui que o nosso estado continua a falhar.Em todos nós sente-se um sentimento de impunidade, de falta de RESPONSABILIZAÇÃO dos nossos políticos sobre as medidas mal tomadas, as decisões mal avaliadas, o enriquecimento ilícito de muitos, a progressão num país minado pelas cunhas e pelos empregos dados pelos papás(políticos profissionais) aos meninos ricos e influentes da nossa sociedade, sem qualquer mérito e com isto temos vindo a construir uma sociedade de vícios,sem valores que se mantém cheia de parasitas que vão sugando o que podem e "carregando" mais na classe média sempre que algum problema financeiro surge, aumentando impostos e não poupando nas suas decorações nos gabinetes de luxo, nas suas viagens, nos seus carros topo de gama,...

À sempre excepções, mas cada vez são menos e questiono-me, quando a classe média desaparecer, o que será feito deste país?
É preciso, JUSTIÇA E RESPONSABILIZAÇÃO DOS NOSSOS POLÍTICOS!.E isso é que faz com que não haja competência política.Se começassem a ir para a prisão por medidas tomadas que resultaram em prejuízo para o país, com certeza seriam menos levianos e mais assertivos na hora da tomada de decisões!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Momentos de prazer...




Foi o que pude desfrutar ontem durante um par de horas de conversa de "café",numa tertúlia morna o suficiente para nos pôr a pensar a reflectir sobre uma temática que muito influêncía a nossa profissão e o nosso desempenho.
A temática abordada após a visualização de excertos do filme "O véu pintado" de 2007, incidia sobre a importância de cuidar do cuidador(enquanto profissional de saúde) e toda a sua envolvência na nossa sociedade actual.
Não posso deixar aqui de referir e comprimentar o Padre José António pela sua dedicação na realização de eventos como este que pouco existem (pelo cariz de tertúlia) e tanto contribuem para nos conhecermos um pouco melhor, conhecermos melhor os outros e com isso ganharmos mais experiência para a aplicarmos no nosso quotidiano seja na vida pessoal, como na vida profissional enquanto profissionais de saúde e ligados à pressão constante de lidar com a dor, a doença e por vezes com a morte.

Na minha opinião, os cuidados ao cuidador devem ser:

  1. Ser prestados por nós próprios, pois só assim poderemos cuidar verdadeiramente do outro;
  2. Prestados pela família, que nos apoia nos momentos menos positivos da nossa vida profissional;
  3. Pelos colegas, numa atitude de entreajuda;
  4. Pelo doente, que nos reconhece um trabalho valoroso e útil;
  5. Pela instituição, que deverá dar-nos as melhores condições para trabalhar harmoniosamente e valorizar o nosso trabalho(por vezes uma simples palavra dos nossos superiores será o suficiente para nos dar ânimo,força de vontade);
  6. Pelo estado, que deve ter em conta que o apreço e valorização do cuidador, levará a prestação de cuidados com melhor qualidade e por conseguinte a uma melhor saúde da população.

O tema não se esgotou como é óbvio mas deixou sim algumas questões no ar que penso ser importante reflectirmos para que cada um de nós no seu nicho consiga ser diferente para melhor.Ao cuidar dos cuidadores, estaremos a contribuir para que a humanização que existia e se tem vindo a perder com medidas economicistas e pressões continuas para apresentação de resultados e números, não se perca, mas sim saia reforçada.

Compreendam que para humanizar os cuidados, os cuidadores devem ser humanizados.O Mundo é da côr com que nós o pintamos...façamos uma tela feliz.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Desabafos...

Controlo das despesas públicas,reuniões entre P.S. e P.S.D., e decisões a caminho dos mesmos desgraçados que somos nós classe média.
Realmente é caricato ouvirmos estes politicos iluminados, que ao longo dos anos esbanjaram rios de dinheiro em obras que não se vêem, em bens pessoais, em instituições falidas, em prémios de desempenho exurbitantes,... dizerem a um povo que tem de pagar mais impostos diretos e indiretos, cortar nos subsídios de férias e natal para controlar um défice elevado para o qual muitos deles contribuiram.
As soluções mais fáceis para eles são essas, mas será que não existem outras mais justas e adequadas.Porque não podem pura e simplesmente acabar com os prémios dos gestores?porque não cortam com as reformas em duplicado,triplicado,...que muitos portugueses têm neste país(quase todos políticos...e esta hein?), porque não reduzem as despesas com viagens,ajudas de custo, dos deputados, porque concedem tolerância de ponto a todos os portugueses da função pública para ver o Papa esquecendo que é preciso trabalhar,para pôr o país a crescer, porque não cortam despesas de operações militares exteriores em nome de uma nação depauperada, porque não pedem aos grandes empresários deste país uma contribuição generosa para melhorar os cofres do estado, porque não aproveitam a mau de obra qualificada existente neste país no desemprego para encontrarem caminhos para a melhoria do país nas suas diferentes áreas,desde a saúde,à ciência, à cultura, à industria,à economia,...
Tudo isto e muito mais, são somente as minhas ideias, os meus desabafos...

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Papa, será o verdadeiro missionário...


Não podia deixar passar a oportunidade de elaborar um pequeno texto com a minha opinião sobre a visita de Bento XVI a Portugal.

Não tendo eu qualquer crença religiosa, como cidadão comum não poderia deixar de exprimir a noção de circo montado para a recepção a um chefe de estado(diga-se do Vaticano).Sim penso que esta visita nos moldes em que está inserido, mais não significa que uma visita de um chefe de estado ao nosso país, pecando tão somente pelo exagero com que irá ser recebido e com os gastos inerentes à sua recepção.Senão vejamos:

Qual o seu objectivo principal para a realização de uma visita a Portugal?Será visitar Fátima?,será tomar conhecimento dos problemas que assolam os portugueses nesta fase complicada de instabilidade financeira? ou pura e simplesmente vem com a missão de "lavar" a cara da igreja ultimamente tão fustigada por casos de pedofilia no seu seio?

Poderei ser suspeito em questionar estas situações, mas será que o papel verdadeiro do papa preconizado pela igreja estará a ser bem desempenhado?

Na minha perspectiva,penso que não!, julgo que uma pessoa para ser papa, deve estar junto dos que precisam,no momento em que precisam e esse apoio para os que são católicos cristãos seria muito mais reconfortante,mais humano, mais sincero.Porque é que o papa não planeou uma visita à Madeira, terra fustigada pelo temporal, tendo feito muitas vítimas, porque não visitou o Haiti, um país com fortes influências cristãs,...

Isto tudo serve tão somente para todos reflectirem um pouco, religiosos ou não religiosos sobre o verdadeiro papel desempenhado pelas pessoas que estão à frente de instituições, de governos, de estados, de cultos.À humanidade urge um pouco mais de humanidade...