quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Um abanão...


Há muitas pessoas que desprezam os seus pais, principalmente qunado estes começam a dar "trabalho".Infelizmente assisto quase todos os dias a situações de abandono, de desprezo, de solidão vividas por pessoas que somente cometeram o erro de envelhecer.Deixo este video na esperança de tocar aqueles que são filhos, são ou serão pais(ou não),mas que nunca perceberam bem a necessidade de recebermos e sabermos dar conforto, carinho, ajuda, e tudo o que seja necessário para fazermos sentir aos nossos, que estamos lá para o que der e vier.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A (in)justiça reina!

O nosso país continua a ter à frente dos seus destinos, pessoas incapazes, pessoas despreocupadas, pessoas corrompiveis, pessoas egoistas, pessoas sem sentido do direito, pessoas sem vontade, pessoas que nem nos tempos de sócrates o filósofo(não confundamos ;) )teriam lugar em partenon(templo da Deusa grega Atena-simbolo da democracia)na Grécia.
A propósito desta justiça que para mim neste país só existe de nome, de utopia de um conto de fadas ou da carochinha, houve um senhor do norte...(não ,não é o Pinto da Costa), mas sim de uma pessoa honesta, que ganha o seu dinheiro de forma séria , mais propriamente um ourives de Viana do Castelo que se viu roubado por uns individuos devidamente identificados e filmados há uns dois anos em pleno acto de saque resolveu dar mostras do seu sentimento de injustiça, colocando em exibição no seu estabelecimento e em estreia absoluta para o público, o filme "saque e ensaque que você nunca irá ser sacado".
Pois meus caros amigos segundo parece os fotogénicos ladrões, aguardam o julgamento em liberdade, devido segundo dizem a um engano processual...País estranho este que apesar de provas inequívocas de subtração de bens de outro cidadão em vez de defender o prejudicado, defende os que prejudicam.E até poderia ser somente este caso que tivesse corrido pior para o cidadão honesto e trabalhador (que até dá lucro ao país com o seu trabalho diário, contribuindo para o PIB).NÃO!!!Os casos sucedem-se a um ritmo tal, desde o processo casa pia, dinensino, maddie, freeport, apito dourado,BPN,BPP,...Poderiam ser muitos mais,muitos mais, mas agora pergunto-me que casos me recordo de verdadeira justiça,...esforçei-me durante algum tempo e não me recordei. Talvez seja uma falha minha, talvez grandes falhas da nossa (in)justiça portuguesa.

domingo, 2 de agosto de 2009

CARREIRA APROVADA, FALTA O MAIS IMPORTANTE...EUROS!

Finalmente foi aprovada a carreira.Após anos de discussões, foi finalmente aprovada.No entanto não devemos estar satisfeitos uma vez que a respectiva remuneração salarial que se pretendia ser resolvido e justamente adequada à nossa profissão enquanto licenciatura, mais uma vez é adiada.ESPERAMOS E DESESPERAMOS
Bem caros colegas e amigos, aqui fica um breve resumo retirado do Forum enfermagem que descreve o que ficou aprovado em conselho de ministros aguardando a promulgação pelo Presidente da República.


Regime da Carreira Especial de Enfermagem
Aprovada em Conselho de Ministros


Após o acordo alcançado esta semana entre Sindicatos e MS, o Governo aprovou dois Decreto-Lei que vêm enquadrar a estrutura da nova carreira.

Decreto-Lei que estabelece o regime da carreira especial de enfermagem, bem como os respectivos requisitos de habilitação profissional.
Decreto-Lei que estabelece o regime da carreira de enfermagem nas entidades públicas empresariais e nas parcerias em saúde, bem como os respectivos requisitos de habilitação profissional e percurso de progressão profissional e de diferenciação técnico-científica.
Estes dois diplomas regulam a carreira de enfermagem no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo um respeitante às instituições do sector público administrativo e outro aos hospitais EPE, unidades locais de saúde e hospitais do SNS, no âmbito das parcerias público-privadas em desenvolvimento.
Pretende-se garantir que os enfermeiros das instituições de saúde do SNS possam ter um percurso comum de progressão profissional e de diferenciação técnico-científica, o que possibilita também a mobilidade inter-institucional, sem subverter a autonomia de gestão do sector empresarial do Estado ou das parcerias público-privadas.
Estes diplomas determinam que a carreira de enfermagem passará a organiza-se por áreas de exercício profissional e de cuidados de saúde, tais como as áreas hospitalar e de saúde pública, bem como de cuidados primários, continuados e paliativos, na comunidade, pré-hospitalar e de enfermagem no trabalho, podendo vir a ser integradas, de futuro, outras áreas. continua...

Em cerca de três dias concretizou-se um acordo sobre o regime de Carreira que levou meses a negociar com avanços, recuos e greves à mistura. Dada a distãncia em termos de propostas e contra-propostas, as remunerações, transições e avaliação de desempenho ficam para uma segunda fase de negociações com inicio em finais de Agosto.