terça-feira, 18 de maio de 2010

Momentos de prazer...




Foi o que pude desfrutar ontem durante um par de horas de conversa de "café",numa tertúlia morna o suficiente para nos pôr a pensar a reflectir sobre uma temática que muito influêncía a nossa profissão e o nosso desempenho.
A temática abordada após a visualização de excertos do filme "O véu pintado" de 2007, incidia sobre a importância de cuidar do cuidador(enquanto profissional de saúde) e toda a sua envolvência na nossa sociedade actual.
Não posso deixar aqui de referir e comprimentar o Padre José António pela sua dedicação na realização de eventos como este que pouco existem (pelo cariz de tertúlia) e tanto contribuem para nos conhecermos um pouco melhor, conhecermos melhor os outros e com isso ganharmos mais experiência para a aplicarmos no nosso quotidiano seja na vida pessoal, como na vida profissional enquanto profissionais de saúde e ligados à pressão constante de lidar com a dor, a doença e por vezes com a morte.

Na minha opinião, os cuidados ao cuidador devem ser:

  1. Ser prestados por nós próprios, pois só assim poderemos cuidar verdadeiramente do outro;
  2. Prestados pela família, que nos apoia nos momentos menos positivos da nossa vida profissional;
  3. Pelos colegas, numa atitude de entreajuda;
  4. Pelo doente, que nos reconhece um trabalho valoroso e útil;
  5. Pela instituição, que deverá dar-nos as melhores condições para trabalhar harmoniosamente e valorizar o nosso trabalho(por vezes uma simples palavra dos nossos superiores será o suficiente para nos dar ânimo,força de vontade);
  6. Pelo estado, que deve ter em conta que o apreço e valorização do cuidador, levará a prestação de cuidados com melhor qualidade e por conseguinte a uma melhor saúde da população.

O tema não se esgotou como é óbvio mas deixou sim algumas questões no ar que penso ser importante reflectirmos para que cada um de nós no seu nicho consiga ser diferente para melhor.Ao cuidar dos cuidadores, estaremos a contribuir para que a humanização que existia e se tem vindo a perder com medidas economicistas e pressões continuas para apresentação de resultados e números, não se perca, mas sim saia reforçada.

Compreendam que para humanizar os cuidados, os cuidadores devem ser humanizados.O Mundo é da côr com que nós o pintamos...façamos uma tela feliz.

Sem comentários: